Um clarão nas Trevas (1967)
País: USA, 108 minutos
Titulo Original: Wait Until Dark
Diretor(s): Terence Young
Gênero(s): Terror, Suspense
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080
DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
INDICAÇÕES
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Atriz (Audrey Hepburn)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Audrey Hepburn)
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Efrem Zimbalist Jr.)
Prêmios Laurel, USA
Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Drama
Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atriz em um Drama (Audrey Hepburn)
Sinopse: Ao desembarcar de um avião em Nova York, procedente de Montréal, o fotógrafo Sam Hendrix é abordado por uma mulher de nome Lisa, que viajara no mesmo vôo. Dando-lhe uma desculpa, ela lhe pede o favor de levar para casa a boneca que carrega em seus braços, alegando que horas mais tarde passará lá para apanhá-la. Inocentemente, Sam fornece-lhe seu endereço.
Na realidade, ao descer do avião, ela avistou Harry Roat Jr., um antigo cúmplice de uma quadrilha de traficantes de drogas, que se achava cumprindo pena numa penitenciária e que, provavelmente, encontrava-se no aeroporto a aguardá-la. A boneca entregue a Sam contém, em seu interior, uma enorme quantidade de papelotes de heroína. Assassino frio e durão, rapidamente Roat consegue de Lisa o local onde deve estar a tal boneca.
Sam é casado com Susy, uma jovem cega que conhecera há um ano, logo após a mesma ter sofrido um acidente que resultou em sua deficiência. No dia seguinte, quando os dois saem de casa, Roat oferece US$ 4 mil a dois trapaceiros, Mike Talman e Carlino, para que eles encontrem a valiosa boneca. Ao iniciarem as buscas, os dois dão de cara com o cadáver de uma mulher.
Roat informa-lhes que se trata de Lisa, a jovem que tentou passar-lhe a perna, o que o obrigou a matá-la. Afirmando que, em suas buscas, os dois espalharam suas digitais por toda a casa, o traficante os obriga a seguir todas as suas ordens, sob pena de serem denunciados por um crime que não cometeram. A primeira coisa a fazer é retirar o cadáver e largá-lo num estacionamento próximo.
Para manter Sam afastado por algum tempo, Roat telefona para seu estúdio fotográfico, passando-se por um empresário, e o contrata para realizar um trabalho em sua fictícia empresa, localizada nos arredores de Nova York. Em seguida, os três se instalam numa Kombi fechada, defronte ao prédio onde Sam e Susy moram, e ao lado de uma cabine telefônica, iniciando assim a operação "caça à boneca".
O primeiro a procurar Susy é Mike, que se faz passar por um grande amigo de Sam e diz morar hoje em Phoenix. O segundo a bater à porta é Carlino, que se diz um sargento da polícia em investigação por conta de uma mulher encontrada morta nas imediações do prédio.
O terceiro a chegar é o próprio Roat, que alega ter conhecimento de que sua mulher e Sam estavam tendo um caso extraconjugal e que, no dia anterior, após um desentendimento entre os dois, ela desapareceu com uma boneca que trouxera de Montréal, e que seu pai seguiu Sam até aquele endereço. Muito embora tenha confiança no marido, Susy é inteligente e, rapidamente, conclui que o cadáver encontrado pela polícia, o desaparecimento da mulher de Roat e o fato de Sam ter chegado em casa com uma boneca podem facilmente incriminá-lo.
Quando eles saem, chega Gloria, uma adolescente que mora no andar superior e que presta alguns serviços para ela, como fazer compras no supermercado. Com sua ajuda, ela descobre que não há carro da polícia em frente ao prédio, como dissera Carlino, e sim uma Kombi com três homens junto à cabine telefônica.
Susy pede à Gloria que vá para seu apartamento e fique observando o movimento dos três homens. Pede, ainda, que toda vez que alguém da Kombi fizer uma ligação da cabine, que ela ligue para sua casa e, após o telefone chamar duas vezes, o desligue. Com esse artifício, ela descobre que os três homens que estiveram em seu apartamento, e que continuam a procurá-la, são exatamente os três que se acham na Kombi. O último a ser descoberto é Mike, que lhe dera o número de um telefone, como sendo do hotel onde se encontrava e, ao ligar para lá, Susy recebe a confirmação de Gloria de que a ligação foi atendida na cabine telefônica.
Descobertos, eles assumem que estão à procura da boneca trazida para o apartamento por Sam. Para ganhar tempo, Susy diz que a mesma se encontra no estúdio fotográfico do marido, a duas quadras dali e lhes entrega as chaves de lá. Como já escureceu, quando eles saem, ela quebra todas as lâmpadas da casa e apanha uma garrafa com hipossulfito de sódio, a fim de poder melhor enfrentá-los.
Mike é o primeiro a voltar, ocasião em que lhe informa que, àquela altura, Roat deve ter sido morto por Carlino. Ele exige a boneca e ela se mantém irredutível. Como, na realidade, ele não é um assassino e sim um mero trapaceiro e ladrão, ele se dá por vencido e confessa que Sam nunca esteve envolvido com a mulher de Roat. Despedindo-se, ele se prepara para sair quando Roat, que já havia assassinado Carlino, entra e o mata.
Inicia-se, assim, o confronto entre o frio assassino e a jovem cega. Ele derrama um pouco de gasolina, na sala onde se encontram, e ameaça acender um fósforo se ela não lhe entregar a boneca. Valendo-se da escuridão e de seus sentidos aguçados, como olfato, audição e tato, ela consegue jogar o hipossulfito sobre o rosto dele e, em seguida, localizando o galão de gasolina por ele trazido, encharcá-lo com o produto. Ela passa, então, a dar as ordens até que, ao esbarrar num refrigerador, ele abre sua porta e o local fica iluminado, invertendo-se a situação.
Dominada, ela lhe entrega a boneca. Ele a abre com um punhal e começa a retirar os papelotes de heroína. Entretanto, aproveitando-se de um descuido dele, ela crava-lhe uma faca de cozinha em seu abdome. Embora mortalmente ferido, ele se arrasta numa tentativa de matá-la. É quando, trazidos por Gloria, chegam Sam e dois policiais.
Elenco: